19 novembro 2008
O Tambor das Sílabas
30 outubro 2008
DECISÕES...COMO TOMÁ-LAS?
Quando falamos em decisões fáceis falamos por exemplo:
Que roupa vestir?
Que lugar ocupamos no autocarro?
Com quem vamos comer?
As decisões fáceis são rápidas de tomar e não influenciam muito a nossa vida.
Quando falamos em decisões difíceis falamos por exemplo:
Se mudamos de país ou não?
Se os nossos pais se divorciam, com quem ficar?
Para que curso vamos seguir?
São difíceis de tomar porque é preciso pensar muito nelas, e porque mudam muito ou completamente os acontecimentos da nossa vida.
Apresentamos então um semáforo que nos ajuda a tomar decisões e a resolver situações problemáticas. Esperamos que vos possa vir a ajudar e aprendam algo com ele!
Grupo do 7º C: Kelly Cunha, Nelson Rodrigues, Bruno Freitas, Filipe Silva e Gabriel Fernandes
IDENTIDADE
Nesta unidade que já se finalizou com todos os grupos, abordamos o auto-conceito, a tomada de decisões e os valores.
O balanço desta unidade foi bastante positivo, tivemos uma participação maioritária e os jovens demonstraram bastante interesse e aderiram com entusiasmo. Esperamos que a vossa boa disposição e motivação se mantenha e que contagie os restantes jovens!
Patrícia e Sandrine
29 outubro 2008
A nossa primeira aventura em Viana!
01 outubro 2008
Passa a Palavra no Youtube!!!
Para quem ainda não sabe do que se trata, mais à frente escreverei sobre este fantástico projecto. Por agora, gostaria de partilhar com todos o trabalho de vídeo elaborado com Helder Cruz, na elaboração do seu primeiro vídeo experimental e que se encontra já disponível no youtube!! Dêem uma espreitadela, e não se esqueçam, Passem a Palavra ;)
http://www.youtube.com/watch?v=9uuOEFqfN4I
a animadora*
17 setembro 2008
11 julho 2008
Mas que férias...!!!
Pessoal curtam as férias! Já temos saudades vossas! Esperamos que se encontrem todos muito bem e, não se esqueçam.... Passa a Palavra ;)
Sandrine, Patricia e Marta****
08 julho 2008
Riscos e Sarrabiscos
a Animadora *
17 junho 2008
13 junho 2008
O ANO TERMINOU!!!
A todos os participantes do projecto, assim como aos visitantes do nosso blog, desejamos umas férias espectaculares, com muito sol e praia.
Mas para terminar este ano lectivo em grande, o Passa a Palavra ainda vos oferece umas actividades para as férias COM MUITA EMOÇÃO, ADRENALINA E DIVERSÃO SAUDÁVEL.
Finalmente chegamos ao FIM!!!
Nesta unidade foram aplicadas as competências anteriormente treinadas (consciência de si, capacidade de comunicação, saber gerir emoções, habilidade nas relações interpessoais, resolução de problemas, tomada de decisões, desenvolvimento do pensamento crítico, etc.) ao consumo de substâncias psicoactivas.
Isto porque acreditamos que a prevenção poderá ter mais sucesso se se oferecer aos indivíduos a possibilidade de treinarem competências específicas para lidarem com o risco associado ao consumo de SPA, mais do que o simples fornecer de informação sobre as diferentes drogas.
No geral, a vossa participação nestas sessões foi positiva, tanto em termos de assiduidade como de interesse demonstrado. O único aspecto negativo tem a ver com a falta de tempo, que nos impediu de realizar todas as actividades desta unidade.
Será que o RISCO é sempre negativo???
Será que o Risco é sempre negativo?
Desta forma, podemos afirmar que o risco é saudável, desde que controlado, transformando-se apenas em perigo face à incapacidade de previsão ou à negação das suas consequências. Por outro lado, é também através da experiência do risco que vamos explorando e identificando os nossos limites, contribuindo assim para o desenvolvimento de sentimentos de confiança face a nós próprios e aos outros.
Lamentamos que esta unidade não tenha tido o sucesso que deveria, devido à pouca assiduidade dos participantes.
A vossa actividade preferida foi a “Queda de árvores”.
19 maio 2008
O GRUPO...
Através de várias actividades treinamos e debatemos algumas questões: Somos um grupo ou apenas um conjunto de pessoas? Serei eu capaz de confiar nele? Confiarão eles em min? Serei eu capaz de defender as minhas ideias no seio do grupo ou anular-me-ei dentro dele?
Não se esqueçam, que tal como vimos, se por um lado é fundamental o nosso sentimento de pertença a um grupo, também é muito importante termos a capacidade de distanciação face ao grupo e a possibilidade de assumir a diferença!!
Alguns dos vossos comentários:
- “aprendemos a trabalhar em grupo”
- “aprendemos a ajudar-nos uns aos outros”
- “a actividade dos Barcos foi muito fixe!!”
Até à próxima!
Patricia e Sandrine
14 maio 2008
Já Sabes Tudo ?!!
Com estas sessões, todos ficamos a saber um bocado mais sobre as diferentes drogas, e tivemos ainda possibilidade de ver esclarecidas dúvidas e corrigidas “falsas crenças”!
No entanto, esperamos, que TU que vieste, não te esqueças de “Passar a Palavra…”!!!
Patrícia e Sandrine
AS EMOÇÕES E NÓS!
A terceira unidade do nosso programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais, já foi finalizada com todos os grupos de trabalho!
Recordam-se do que se aprendeu nesta unidade?
As emoções são a cor do nosso funcionamento. Há emoções muito diferentes. Umas são explosivas, outras ternas, umas dolorosas, outras prazerosas….
As emoções, pela sua intensidade, nem sempre se tornam claras para quem as sente….e também, como vimos, nem sempre são fáceis de interpretar por aqueles que as recebem!
Como balanço final desta unidade temos a dizer que em todas as actividades os participantes se mostraram entusiasmados e empenhados! As actividades “Emoções Estampadas no Rosto” e o “Cubo dos Sentimentos” foram as que tiveram maior sucesso!
Foi pena alguns elementos persistirem em faltar…!!!
Patrícia e Sandrine
13 maio 2008
HIGH SCHOOL MUSICAL!!!!!
A animadora*
07 abril 2008
Férias Passo a Passo...
14 março 2008
Atelier de TEATRO
03 março 2008
Um Sábado diferente...
Assim sendo, a nossa manhã começou com uma demonstração de um grupo de Capoeira. Ficamos todos entusiasmados com o espírito de grupo destas pessoas que divulgam e “vivem” esta arte! Alguns corajosos do Projecto tentaram mesmo experimentar, seguindo as orientações do Mestre Chorão!
Na parte da tarde, enquanto esperávamos pela abertura do Aquamuseu, os jovens voltaram a ser crianças, e aproveitaram tudo o que o Parque Infantil lhes oferecia: baloiços, escorregas, etc…!!! Alguns ainda experimentaram o Mini-Golfe!
Difícil, foi fazê-los regressar à realidade prevista: uma visita guiada ao Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira. Aí, conhecemos as várias espécies de peixes existentes no nosso Rio Minho, e a particularidade do Rio em termos de vegetação!
Quanto a esta actividade, temos a dar mérito especial a três dos nossos jovens, que demonstraram um grande interesse na actividade: Jorge Machado, David Silva e Helder Gomes! Estão de Parabéns! Agradecemos também a todos os outros jovens que se esforçaram para que o dia corresse da melhor forma!
Estamos ansiosas que o bom tempo chegue, para podermos passar mais um dia agradável em Vila Nova de Cerveira!!!
COMUNICAR?!?
Em Dezembro iniciamos o segundo tema do Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais: a Comunicação. O último grupo terminou esta temática na semana passada.
Recordam-se do que trabalhamos sobre a Comunicação?
A comunicação é, na sua formulação mais simples, definida enquanto passagem de informação de um emissor para um receptor. A partir daqui, surgem as mais variadas complexidades que o processo comunicacional envolve: a linguagem verbal e não verbal, a gestão das expectativas, as intenções do emissor, a disponibilidade do receptor, a proximidade e a gestão, etc.
Todos estes factores influenciam de uma forma ou outra a qualidade da comunicação!
A comunicação e a relação passam, em grande parte, pela expressão corporal. O corpo será então a nossa fronteira. Através dele interagimos com o exterior, recebemos e enviamos mensagens.
Nestas sessões, tentamos promover e treinar a vossa capacidade de defenderem os vossos direitos, os vossos interesses, os vossos pensamentos e as vossas necessidades de forma aberta, directa e honesta.
Por isso, NÃO SE ESQUEÇAM DE SER ASSERTIVOS NO VOSSO DIA-A-DIA, esta é a forma mais equilibrada de comunicarem!!!
A avaliação destas sessões foi bastante positiva: os que participaram envolveram-se seriamente nas actividades e com entusiasmo!
Os participantes deixaram os seguintes comentários às sessões sobre Comunicação:
- "Fazemos coisas interessantes, e assim convivemos mais com os nossos colegas"
- "Aprendemos a dizer não às pessoas que gostamos"
- "As coisas que fazemos e que falamos faz me reflectir um pouco"
- "Estamos todos junto, convivemos e é divertido".
Apresentamos uma fotografia tirada na actividade "Chamada às Cegas".
No entanto, sentiu-se alguma desmotivação por parte de alguns de voçês na falta de assiduidade às actividades do Projecto!
Esperamos conquistar a vossa atenção novamente...até porque o Projecto Passa a Palavra ainda guarda muitas SURPRESAS...!!!
22 fevereiro 2008
Aquamuseu com o nosso amigo Rui :)
O Rui passou o dia todo connosco. Fomos ver o Museu dos peixinhos e por fim fomos esperar o homem do barco para andarmos no Rio Minho. Andamos bem, gostamos de andar de barco. Vimos nas ilhas vacas a pastar, cavalos, pássaros, patos bravos e corvos marinho.
O almoço foi num restaurante no centro da vila, comemos muito bem. Brincamos no parque, fomos apreciar o rio, e tiramos fotografias.
Foi um dia muito bom, porque matamos as saudades do nosso querido amigo Rui, e divertimo-nos em conjunto.
Queremos voltar a encontrar o nosso amigo Rui!!
Tiago e Marlene
E nas férias do Carnaval?
Do que estamos a falar?
Da nossa visita ao Pavilhão da Água, claro!
Ficamos todos sensibilizados para a importância que a água tem nas nossas vidas, e da necessidade cada vez mais urgente de a poupar!!
15 fevereiro 2008
Jornadas Desportivas
25 janeiro 2008
O que são as Drogas?
21 janeiro 2008
Atelier de Dança Hip-Hop!
16 janeiro 2008
07 janeiro 2008
IDENTIDADE
Recordam-se do que é a nossa IDENTIDADE?
A identidade faz parte da personalidade. É com ela que nos damos a conhecer e interagimos com o outro e com o grupo. No entanto o processo de nos darmos a conhecer pode revelar-se uma tarefa difícil. A nossa apresentação desenrola-se a diferentes níveis de profundidade que poderão ir desde o simples avançar de um nome, até algo mais profundo, como a manifestação de uma opinião, uma declaração de intenções ou a expressão de sentimentos.
Noutra perspectiva, a expressão da identidade é um trabalho contínuo; a cada momento vamo-nos apresentando, vamos revelando novas facetas. Deste modo, é através da relação que nos vamos dando a conhecer.
Como decorreram estas sessões?
A avaliação desta unidade foi no geral bastante positiva, sendo que a vossa assiduidade às sessões foi evidente e o vosso comportamento e interesse satisfatório, mas esperamos mais e melhor ainda!
As actividades que vocês mais gostaram foram as do Abrigo Subterrâneo e a do Jogo do Saco.
Deixamos ainda, alguns dos vossos comentários acerca destes nossos encontros:
- “podemos falar à vontade nas sessões dos nossos problemas”
- “estas sessões ajudam-nos a tomar decisões importantes”
- “falamos de coisas que nos pode ajudar no dia-a-dia”
- “passamos a conhecer melhor os colegas”.